FANDOM

Ghost ou Ghost B.C é uma banda de Doom Metal e Heavy Metal fundada em Linkoping na Suécia em 2008. A banda ficou bastante conhecida por suas letras de músicas satânicas e pelas vestimentas dos membros que são todos anônimos. Sua discografia é composta até o momento de 3 álbuns de estúdio, uma Demo, 8 Singles e 2 EPs. O estilo da banda mistura doom metal, heavy metal tradicional, rock psicodélico típico dos anos 70, somado ao rock alternativo mais moderno. As letras das músicas são, em sua maioria, de cunho satanista, o que contrasta com a sensibilidade pop e os vocais limpos que permeiam as canções. Os teclados vintage e a produção muito limpa, sem exageros de compressão, fazem os álbuns soarem inteiramente analógicos e também remeterem à década de 70. Vários críticos descreveram a música deles como "sedutoramente lisa e memorável". Os membros da banda são anônimos,[2] apesar de fortes especulações sobre a identidade dos mesmos apontarem para músicos de bandas suecas extintas. As apresentações do sexteto trazem uma atmosfera cênica inspirada em rituais satânicos e filmes de terror clássicos, com todos os membros caracterizados como sacerdotes em uma missa negra. O vocalista adentra o palco vestido como um pontífice e carregando um turíbulo utilizado nas litanias católicas. Em 15 de Fevereiro de 2016, Ghost recebeu um prêmio no Grammy Award com o single "Cirice", na categoria "Melhor Performance de Metal".

História Da Banda Editar

A banda foi fundada em 2008 e só foi publicada dois anos depois, graças a uma gravação demo, com três músicas apenas, e mais tarde, lançaram mais outra demo, chamada "Elizabeth", com as músicas "Death Knell", "Elizabeth" e "Prime Mover". A letra de "Elizabeth" se trata da conhecida história da condessa Elizabeth Bathory, que se banhava em sangue de virgens para conservar a juventude.

Mais tarde, a banda assina contrato com a Rise Above Records, e em 2010 lançam o primeiro álbum, Opus Eponymous.[3] Contendo 2 músicas instrumentais, e mais sete canções, incluindo as 4 publicadas nas demos, foi aclamado pela mídia especializada como um dos melhores lançamentos do ano. "Con Clavi Con Dio", "Ritual", "Death Knell", "Elizabeth" e "Prime Mover" são os destaques do álbum. .

Os dois primeiros shows da banda ocorreram em Outubro de 2010, no Festival Hammer Of Doom em Wurtzburgo, e no festival Live Evil, em Londres. No verão de 2011, a banda tocou em vários festivais de música, incluindo o festival Roadburn em Tilburgo. Em dezembro de 2012, a banda lançou um single, nomeado "Secular Haze", contendo 2 músicas: a própria Secular Haze, e I'm a Marionette, que é um cover da banda sueca ABBA com participação de Dave Grohl, atualmente do Foo Fighters. Em 10 de abril de 2013 a banda lançou seu segundo álbum intitulado Infestissumam. No mesmo ano, em razão de sua primeira série de shows em território americano, e por motivos legais, o grupo foi forçado a mudar o seu nome para Ghost B.C.. Por enquanto, essa alteração vale apenas para o mercado norte-americano como mencionado anteriormente, mas é provável que seja aplicada a todo o mundo. A banda não deu maiores explicações sobre os tais “motivos legais” que levaram a essa mudança. Posteriormente ficou-se sabendo pela Loma Vista[4](empresa que é dona do selo da banda) que o B.C era apenas para não ser processada, já que várias bandas se chamaram GHOST e o B.C significava basicamente "Because Copyright" (por causa dos direitos autorais) ou, obviamente, "Before Christ" (antes de Cristo).

Identidades Editar

Anonimato é a principal característica do Ghost; os integrantes não revelam seus nomes e os cinco instrumentistas são apenas referidos como "Nameless Ghouls". Durante os autógrafos, os Nameless Ghouls assinam os materiais desenhando seus símbolos alquimistas individuais, enquanto o Papa Emeritus assina com seu nome de palco ou as iniciais "P.E.". Um Ghoul disse que a ideia de que os integrantes permanecem anônimos para ganhar atenção é errada, e que o verdadeiro propósito é remover suas personalidades para que o público foque apenas em seu trabalho artístico.[5] Em 2011, um Nameless Ghoul disse, "Nós somos frequentemente confundidos com roadies, o que ajuda muito. Quase somos expulsos dos lugares que vamos tocar. Esquecer nosso passe é um grande problema".[6]No início de 2012, um integrantes disse que aproveita bastante o anonimato e que ele pode "cair fora da bolha" quanto quiser. Em maio de 2013, um Ghoul afirmou que eles começaram a revelar seu trabalho na banda as suas famílias e aos seus amigos mais próximos "para evitar brigas em casa".[7]

Em uma entrevista com Jack Osbourne em agosto de 2013 para o Fuse News, um integrante contou que Dave Grohl já se apresentou com a banda vestido de Nameless Ghoul.[8] Em abril de 2014, um Ghoul revelou que a banda já havia tido muitas trocas de músicos através dos anos.[9] Em março de 2017, o músico Sueco Martin Persner da banda Magna Carta Cartel afirmou em um vídeo que ele foi o guitarrista base, também conhecido como Ômega.[11] Foi a primeira vez que alguém veio a público afirmando si mesmo como um membro do Ghost. Poucos meses antes da revelação de Persner, a banda contratou uma baixista a qual algumas rumores afirmaram que fosse Megan Thomas, baixista da banda cover Lez Zeppelin. Em abril de 2017, quatro ex-integrantes revelam suas identidades para processarem Tobias Forge por conta de cachês não pagos, mostrando assim que ele é mesmo o Papa Emeritus.[12][13]

Durante um show da banda em 24 de março de 2017 na Universidade de East Anglia UEA, Reino Unido, fãs notaram mudanças drásticas de atitude, trejeitos e inclusive nos instrumentos de todos os Nameless Ghouls. Minutos depois começaram rumores na internet de que todos os integrantes da banda (exceto Papa Emeritus) haviam sido trocados ou realocados. Horas após o show, fontes próximas da banda e fã clubes já davam conta de que todos os músicos teriam sido realmente substituídos. Surgiram também inúmeros boatos sobre os motivos que levaram a banda à tal mudança, desde questões financeiras à questões pessoais e intrigas entre os membros. Nada disso foi confirmado já que a banda não soltou uma nota sequer em nenhuma de suas páginas oficiais sobre a mudança de identidade dos Ghouls. As identidades reais dos novos Nameless Ghouls não são conhecidas até o momento.

Membros Atuais Editar

Os membros atuais da banda são anônimos (exceto Tobias Forge). Eles estão na banda desde março de 2017 quando a segunda parte da turnê Popestar começou. Veja abaixo os membros atuais do Ghost :

  • Papa Emeritus III (Tobias Forge) : Vocalista
  • Alpha (Identidade desconhecida) : Guitarra Solo
  • Omega (identidade desconhecida) : Guitarra Base
  • Water (identidade desconhecida) : Baixo
  • Earth (identidade desconhecida) : Bateria
  • Air (identidade desconhecida) : Teclado

Membros Antigos Editar

  • Alpha (Simon Soderberg) : Guitarra Solo
  • Omega (Martin Persner) : Guitarra Base
  • Water (Henrik Palm) : Baixo
  • Earth (Martin Hjertstedt) : Bateria
  • Air (Mauro Rubino) : Teclado

Discografia Editar

Nome Do Álbum Data De Lançamento Gravadora
Opus Eponymous 18 de outubro de 2010 Rise Above Records
Infestissumam 10 de abril de 2013 Loma Vista Records
Meliora 21 de agosto de 2015 Loma Vista Records
Nome do EP Data De Lançamento Gravadora
If You Have Ghosts 20 de novembro de 2013 Loma Vista Records
Popestar 16 de setembro de 2016 Loma Vista Records

Curiosidades Editar

Embora a banda seja satânica, todos os membros são ateus ou agnósticos e classificam o que fazem na banda como apenas "teatro". Existe uma lanchonete em Chicago que possuí um hamburguer em homenagem a banda.